Eletrobras (ELET3) vende térmicas para Âmbar Energia por R$ 4,7 bilhões

Esse acordo inovador, além de incluir um “earn-out” de 1,2 bilhão de reais, transfere imediatamente à Âmbar o risco de crédito dos contratos de energia das usinas, totalizando 2 GW de potência

Avalie a matéria:

A Eletrobras (ELET3;ELET6) anunciou nesta segunda-feira (10) um acordo monumental de venda de seu portfólio de termelétricas a gás natural para a Âmbar Energia, num negócio avaliado em 4,7 bilhões de reais. Isso não só impulsiona a capacidade instalada da Âmbar para 4,6 GW de potência, mas também alivia a Eletrobras dos riscos associados à distribuidora Amazonas Energia, que enfrenta inadimplência significativa.

receita líquida de 2,4 bilhões de reais

Esse acordo inovador, além de incluir um "earn-out" de 1,2 bilhão de reais, transfere imediatamente à Âmbar o risco de crédito dos contratos de energia das usinas, totalizando 2 GW de potência. Com 12 usinas em operação e um projeto em andamento, o portfólio alienado pela Eletrobras registrou em 2023 uma receita líquida de 2,4 bilhões de reais e um Ebitda de 1,1 bilhão.

Logomarca da empresa Eletrobras - Foto: Reprodução

Além do aspecto financeiro, o acordo abre portas para a Âmbar, expandindo sua presença para dois novos estados e consolidando sua potência em diversas fontes, como usinas térmicas, hidrelétricas, fotovoltaicas e a biogás. Esse movimento estratégico da Eletrobras reitera seu compromisso com a mitigação de riscos e a otimização do portfólio, alinhado à meta "net zero 2030".

complexo eólico Baleia

Para a Eletrobras, a operação também representa uma maneira de lidar com possíveis problemas na Amazonas Energia, incluindo a ameaça de caducidade do contrato de concessão. O aditamento do acordo referente ao complexo eólico Baleia acrescenta outra camada de segurança, permitindo à Eletrobras assumir o direito de recebimento da indenização securitária em discussão com a seguradora.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES