Após a circulação da falsa notícia de recuo da pré-candidatura, o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), demonstrou preocupação à aliados. O parlamentar argumenta que as ''fake news'' podem prejudicá-lo na reta final do processo de escolha dos pré-candidatos do PT. Além disso, a divulgação do resultado de pesquisas "aleatórias", isto é, as que não vão balizar a escolha do pré candidato da sigla, podem "contaminar" o resultado das oficiais, argumenta o parlamentar.
Entenda o caso
Antes de mais nada, os critérios firmados entre os pré-candidatos, Franzé e Fábio Novo(PT), foram: pesquisas qualitativas e quantitativas; e capacidade de articulação política por partidos, lideranças, sindicatos etc. O acordo foi de que a sondagem seria feita por meio de três institutos diferentes: dois, locais; e um, nacional. As pesquisas começaram a rodar na última segunda-feira (21).
No mesmo dia, foi divulgado o resultado de uma consulta realizada por um instituto que não está entre os acertados com os pré-candidatos e, de acordo com relatos de aliados do presidente, o incômodo se deu pelo fato de que seu correligionário -e adversário- divulgou o resultado dessa pesquisa em suas redes sociais. Já na terça-feira (22), uma fake news circulou nas redes sociais dando conta de que Franzé Silva iria desistir da pré-candidatura.
Em suma, ainda de acordo com fontes ligadas ao presidente da Alepi, toda a movimentação contrária acontece no periodo de acirramento da disputa. Justamente quando as pesquisas balizadoras estão "rodando". "Há risco de contaminação das pesquisas por causa disso, prejudicando, no caso, Franzé. Desse modo, não houve quebra de acordo da parte do grupo de Franzé", disse a fonte.
Sobre as substituições no diretório, "é facultado às tendências as substituições dos seus membros. Isso é comum no PT, aconteceu, inclusive, recentemente, no diretório nacional. Então, a organização e autonomia das tendências são das características mais valiosas no PT. Dudu, por exemplo, substituiu três na executiva e no diretório, e, como não tinha mais ninguém pra substituir, ele mesmo se subsituiu. Portanto, as substituições são normais. Não justifica essa fala de Dudu sobre golpe", informou membro do diretório, em reserva.