O Piauí deve receber na sexta-feira, 26 de maio, três ministros da gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT); um deles é de 'casa', trata-se do líder do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT); assim como a comandante da pasta do Planejamento, a mdbista Simone Tebet, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. A vinda ao Piauí tem um objetivo específico e que está sendo destrinchado em todo o país: a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, que dará um apontamento sobre as prioridades do Governo Federal para os próximos quatro anos.
Em conversa com a coluna, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim (PSB-PI), confirmou a agenda de Tebet no Estado.
"Ela vem, no dia 26/05, 18h, ela participará do evento do PPA Federal, uma plenária estadual, que está acontecendo em todo o país", sinalizou.
Para discutir o PPA, representantes do Governo já estiveram em alguns Estados, incluindo nordestinos, como a Paraíba e Bahia. No segundo, a ministra do Planejamento, que concorreu nas eleições presidenciais do ano passado, reverberou que o foco está em ouvir as demandas da população, inserindo o pobre no Orçamento.
“O presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] deu uma ordem, eu quero pobre no Orçamento brasileiro, eu quero a primeira infância no Orçamento brasileiro, eu quero a juventude e idosos, a zona rural e a zona urbana, eu quero quem precisa no Orçamento brasileiro”, disse.
Cabe sinalizar que o PPA é uma das três leis orçamentárias que vigoram no país e norteiam a administração pública, junto da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da LOA Lei Orçamentária Anual; sua elaboração acontece a cada quadriênio, sempre no primeiro ano e com vigência a partir do segundo ano de mandato. O prazo para que a gestão Lula entregue o projeto ao Congresso Nacional é o dia 31 de agosto.