Em solenidade no Palácio da Justiça nesta quarta-feira, 20 de setembro, o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, empossou 12 novos juízes. Os recém-nomeados atuarão prioritariamente na área criminal, consolidando uma parceria firmada entre o Tribunal e o governador Rafael Fonteles (PT) no intuito de dar celeridade aos processos em todo o Piauí, fortalecendo o combate à criminalidade em todas as etapas.
Em entrevista ao MeioNorte, o desembargador Hilo explicitou que seis novas unidades judiciais começarão a funcionar, interiorizando o acesso à Justiça, ademais também serão três centrais de inquérito. O magistrado reverberou a importância da harmonia com o Executivo, que viabilizou a dotação necessária para que as novas estruturas fossem criadas.
A criação das novas unidades foi autorizada em julho, após aprovação na Assembleia Legislativa e sanção do governador do Piauí. A iniciativa foi viabilizada mediante alteração na Lei de Organização, Divisão e Administração do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Lojepi).
As novas unidades são as seguintes: 3ª Vara do Júri Popular da comarca de Teresina; Uma Vara especializada em Delitos de Roubo da comarca de Teresina; Uma Vara especializada em Delitos praticados por Organizações Criminosas na comarca de Teresina, com competência estadual; Três novas Centrais Regionais de Inquérito, sendo uma em Teresina; uma em Picos e outra em Parnaíba, além da criação de nove cargos de Juiz Auxiliar Criminal que atuarão nas Comarcas de Picos, Parnaíba e Teresina.
"Os novos juízes estão chegando para nós enfrentarmos um problema crucial que estamos vivendo nos dias atuais: a questão da violência. Então, o compromisso que o Tribunal de Justiça assumiu com o governador é que nós vamos utilizar essa mão de obra principalmente na área criminal. São seis unidades criminais que depois de 30 anos o governador concordou em passar orçamento, incluindo três centrais de inquérito, porque nós estávamos também com esse compromisso de instalar o juiz de garantias. Então, nós estamos aproveitando este momento e instalando também o juiz de garantia. Amanhã, por exemplo, já temos a primeira Central inaugurada em Picos. Então, esses juízes que foram nomeados por conta desse entendimento que tivemos com o governador, eles serão utilizados prioritariamente na área criminal", cravou o presidente do TJ-PI.
MeioNorte, o magistrado recém-empossado explicitou que teve o pai como um grande exemplo nessa jornada.
Um dos novos juízes nomeados foi Samuel Roberto Carvalho Lima, filho do desembargador aposentado Aldemar Soares Lima, rendendo um momento de emoção na solenidade. Ao"Fomos nomeados semana passada, mas até você entender o que você está assumindo, as responsabilidades que você vai ter, como vai ser essa vida, é complicado, a gente não sabe nem dizer o que é que sente, as sensações, as emoções. Hoje, quando eu estava vestindo a roupa para vir pra cá, eu senti tanta emoção, tantas borboletas na barriga, tanta coisa que você não sabe nem descrever, porque a gente sabe a importância disso, não só a importância do cargo, não é de status, é a importância de tudo aquilo que você abre mão e das pessoas próximas que você teve que abrir contato pra estar aqui", pontuou.