TJ empossa 12 juízes em acordo com Rafael para luta contra o crime; fotos!

Ao todo, seis novas unidades judiciais começarão a funcionar, interiorizando o acesso à Justiça, ademais também serão três centrais de inquérito.

Em solenidade no Palácio da Justiça nesta quarta-feira, 20 de setembro, o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, empossou 12 novos juízes. Os recém-nomeados atuarão prioritariamente na área criminal, consolidando uma parceria firmada entre o Tribunal e o governador Rafael Fonteles (PT) no intuito de dar celeridade aos processos em todo o Piauí, fortalecendo o combate à criminalidade em todas as etapas.

Em entrevista ao MeioNorte, o desembargador Hilo explicitou que seis novas unidades judiciais começarão a funcionar, interiorizando o acesso à Justiça, ademais também serão três centrais de inquérito. O magistrado reverberou a importância da harmonia com o Executivo, que viabilizou a dotação necessária para que as novas estruturas fossem criadas. 

A criação das novas unidades foi autorizada em julho, após aprovação na Assembleia Legislativa e sanção do governador do Piauí. A iniciativa foi viabilizada mediante alteração na Lei de Organização, Divisão e Administração do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Lojepi)

As novas unidades são as seguintes: 3ª Vara do Júri Popular da comarca de Teresina; Uma Vara especializada em Delitos de Roubo da comarca de Teresina; Uma Vara especializada em Delitos praticados por Organizações Criminosas na comarca de Teresina, com competência estadual; Três novas Centrais Regionais de Inquérito, sendo uma em Teresina; uma em Picos e outra em Parnaíba, além da criação de nove cargos de Juiz Auxiliar Criminal que atuarão nas Comarcas de Picos, Parnaíba e Teresina. 

"Os novos juízes estão chegando para nós enfrentarmos um problema crucial que estamos vivendo nos dias atuais: a questão da violência. Então, o compromisso que o Tribunal de Justiça assumiu com o governador é que nós vamos utilizar essa mão de obra principalmente na área criminal. São seis unidades criminais que depois de 30 anos o governador concordou em passar orçamento, incluindo três centrais de inquérito, porque nós estávamos também com esse compromisso de instalar o juiz de garantias. Então, nós estamos aproveitando este momento e instalando também o juiz de garantia. Amanhã, por exemplo, já temos a primeira Central inaugurada em Picos. Então, esses juízes que foram nomeados por conta desse entendimento que tivemos com o governador, eles serão utilizados prioritariamente na área criminal", cravou o presidente do TJ-PI.

Emoção de pai para filho na posse dos novos juízes com o desembargador aposentado Aldemar Lira, e o magistrado recém-empossado Samuel Lima (Foto: Ravena Lages)Um dos novos juízes nomeados foi Samuel Roberto Carvalho Lima, filho do desembargador aposentado Aldemar Soares Lima, rendendo um momento de emoção na solenidade. Ao MeioNorte, o magistrado recém-empossado explicitou que teve o pai como um grande exemplo nessa jornada

"Fomos nomeados semana passada, mas até você entender o que você está assumindo, as responsabilidades que você vai ter, como vai ser essa vida, é complicado, a gente não sabe nem dizer o que é que sente, as sensações, as emoções. Hoje, quando eu estava vestindo a roupa para vir pra cá, eu senti tanta emoção, tantas borboletas na barriga, tanta coisa que você não sabe nem descrever, porque a gente sabe a importância disso, não só a importância do cargo, não é de status, é a importância de tudo aquilo que você abre mão e das pessoas próximas que você teve que abrir contato pra estar aqui", pontuou.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES