Em Timon, no Maranhão, a pré-campanha avança com movimentos significativos. Saney Sampaio, secretário municipal de Governo, assumiu recentemente a liderança do Partido Verde (PV) no município. Com esta nova função, ele confirmou o apoio do partido à reeleição da atual prefeita, Dinair Veloso (PDT), destacando um possível realinhamento político na cidade.
Durante diálogo com o Meio na última terça-feira, 16 de abril, Sampaio explicou que recebeu instruções da direção estadual do PV para reestruturar o partido em Timon, com foco na montagem de uma chapa competitiva de vereadores e no fortalecimento das relações dentro da federação, que inclui o PT e o PCdoB.
“Estamos trabalhando para organizar uma chapa competitiva de vereadores e em diálogo com a Federação para confirmarmos o nosso apoio à pré-candidatura da prefeita Dinair. Estou confiante que tudo caminha nesse sentido," afirmou Sampaio.
O indicativo traz uma divergência dentro da federação a qual o PV faz parte, tendo em vista que o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou recentemente seu apoio a Rafael, deputado estadual e conhecido opositor de Dinair Veloso. Esta divergência revela uma divisão de estratégias entre os partidos aliados, o que pode complicar as dinâmicas de alianças para a eleição majoritária na cidade.
É importante frisar, no entanto, que dentro do próprio PT há uma corrente que luta por uma mudança na posição do Diretório e defende o apoio à Dinair. O que emperra: o fechamento de Felipe Camarão, vice-governador, com Rafael. A aguardar as cenas dos próximos capítulos.