Rodrigo Pacheco promulga empréstimo de R$ 241 milhões do Governo do Piauí

O empréstimo tem como objetivo fortalecer as finanças estaduais e promover a eficiência na gestão dos recursos públicos.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou nesta quarta-feira a Resolução nº 44 de 2023, autorizando o Estado do Piauí a contrair uma operação de crédito externo no valor de até U$ 50 milhões (aproximadamente R$ 241,8 milhões) com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com a garantia da República Federativa do Brasil.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, destina os recursos ao "Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado do Piauí (Pró-Gestão Piauí)". O empréstimo tem como objetivo fortalecer as finanças estaduais e promover a eficiência na gestão dos recursos públicos.

Leia Mais

Conforme estabelecido na resolução, a operação de crédito será realizada nas seguintes condições:

  • Valor: Até U$ 50 milhões, com contrapartida de U$ 5 milhões.
  • Credor: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
  • Garantidor: República Federativa do Brasil.
  • Juros: Taxa SOFR (Secured Overnight Financing Rate) mais spread variável divulgado periodicamente pelo Banco.
  • Prazo Total: Até 420 meses.
  • Prazo de Carência: Até 66 meses.
  • Prazo de Amortização: Até 354 meses.
  • Periodicidade de Amortização: Semestral.
  • Sistema de Amortização: Constante.

Além disso, a resolução estabelece um cronograma estimado de desembolsos e contrapartidas ao longo dos anos, bem como outros encargos e comissões associados à operação de crédito.

Rodrigo Pacheco promulga resolução de empréstimo (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)A República Federativa do Brasil foi autorizada a conceder garantia ao Estado do Piauí na operação, condicionada ao cumprimento de diversas condições, incluindo a celebração de contrato entre o Estado e a União para a concessão de contragarantias.

O prazo máximo para o exercício da presente autorização é de 540 dias, a contar da entrada em vigor da Resolução, que tem efeito imediato a partir de sua publicação.

A medida representa um passo significativo para fortalecer a capacidade financeira do Estado do Piauí e implementar ações que promovam a sustentabilidade fiscal, eficiência e eficácia no gasto público, conforme previsto no Pró-Gestão Piauí

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES