Rodrigo Pacheco promulga empréstimo de R$ 241 milhões do Governo do Piauí

O empréstimo tem como objetivo fortalecer as finanças estaduais e promover a eficiência na gestão dos recursos públicos.

Avalie a matéria:

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou nesta quarta-feira a Resolução nº 44 de 2023, autorizando o Estado do Piauí a contrair uma operação de crédito externo no valor de até U$ 50 milhões (aproximadamente R$ 241,8 milhões) com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com a garantia da República Federativa do Brasil.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, destina os recursos ao "Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado do Piauí (Pró-Gestão Piauí)". O empréstimo tem como objetivo fortalecer as finanças estaduais e promover a eficiência na gestão dos recursos públicos.

Leia Mais

Conforme estabelecido na resolução, a operação de crédito será realizada nas seguintes condições:

  • Valor: Até U$ 50 milhões, com contrapartida de U$ 5 milhões.
  • Credor: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
  • Garantidor: República Federativa do Brasil.
  • Juros: Taxa SOFR (Secured Overnight Financing Rate) mais spread variável divulgado periodicamente pelo Banco.
  • Prazo Total: Até 420 meses.
  • Prazo de Carência: Até 66 meses.
  • Prazo de Amortização: Até 354 meses.
  • Periodicidade de Amortização: Semestral.
  • Sistema de Amortização: Constante.

Além disso, a resolução estabelece um cronograma estimado de desembolsos e contrapartidas ao longo dos anos, bem como outros encargos e comissões associados à operação de crédito.

Rodrigo Pacheco promulga resolução de empréstimo (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)A República Federativa do Brasil foi autorizada a conceder garantia ao Estado do Piauí na operação, condicionada ao cumprimento de diversas condições, incluindo a celebração de contrato entre o Estado e a União para a concessão de contragarantias.

O prazo máximo para o exercício da presente autorização é de 540 dias, a contar da entrada em vigor da Resolução, que tem efeito imediato a partir de sua publicação.

A medida representa um passo significativo para fortalecer a capacidade financeira do Estado do Piauí e implementar ações que promovam a sustentabilidade fiscal, eficiência e eficácia no gasto público, conforme previsto no Pró-Gestão Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES