Piauí: Prefeita cassada por vínculo conjugal com ex-prefeito homologa candidatura

No vídeo, Ana Lina relembra sua cassação, alegando ter sido vítima de uma injustiça. Ela afirma que, apesar da cassação em 2021, não há impedimentos para sua candidatura este ano.

A nutricionista Ana Lina Cunha (PSD) teve sua candidatura a prefeita de Murici dos Portelas homologada no último final de semana. Ela terá Isabel Cristina como vice. Eleita em 2020, Ana Lina teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro de 2021, devido ao vínculo conjugal formal com o ex-prefeito Ricardo Sales (PSD), que exerceu dois mandatos antes dela.

Na ocasião, Ana Lina afirmou que havia se separado de Sales ainda durante o primeiro mandato dele, mas a Justiça não aceitou sua defesa. Diversas inconsistências pesaram contra ela, incluindo o fato de ter se declarado casada com Ricardo Sales e apresentado comprovante de residência no nome dele durante a revisão biométrica em 2017, já no segundo mandato de Sales. Devido a isso, ela não poderia ter sido candidata em 2020, resultando em sua cassação e na convocação de novas eleições.

Leia Mais

A eleição suplementar ocorreu em março de 2022, e o grupo de Ana Lina e Ricardo Sales elegeu Chaguinha da Saúde (PSD) como prefeita. Contudo, a atual gestora não poderá concorrer à reeleição, pois Ana Lina é novamente a candidata do grupo. Ela afirma estar separada de Ricardo Sales, a quem chama de ex-marido, mas ele continua sendo seu principal apoiador político.

Recentemente, Ana Lina compartilhou fotos de um ensaio de pré-campanha onde aparece ao lado de Sales. Em um vídeo publicado nesta semana, ela afirmou ter herdado "o dom da política e o amor por Murici dos Portelas do meu ex-marido Ricardo Carlos e do meu ex-sogro Raimundo Sales."

Ana Lina é ex-esposa do ex-prefeito Ricardo Sales e agora volta à disputa após ser cassada em 2021 (Foto: Reprodução) 

Vítima de injustiça?

No vídeo, Ana Lina relembra sua cassação, alegando ter sido vítima de uma injustiça. Ela afirma que, apesar da cassação em 2021, não há impedimentos para sua candidatura este ano.

"Numa atitude covarde de algumas pessoas que não aceitaram a derrota, eu fui injustamente cassada por alegações de problemas pessoais e fui afastada. No entanto, não tenho nenhum tipo de condenação de improbidade administrativa ou de nenhum outra natureza que me impeça de novamente de pleitear a vaga de prefeita de Murici dos Portelas", declarou.

Ana Lina enfrentará na disputa Pela prefeitura a ex-prefeita Auridea Santos Portela (PRD).

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES