Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí e Ceará ficam 'frente a frente' em reunião no Exército sobre litígio

O Piauí busca recuperar uma área de mais de 3 mil km², que atualmente é ocupada por 13 municípios cearenses.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes dos estados do Piauí e Ceará se reuniram na última sexta-feira, 7 de julho, em Brasília, com o Exército Brasileiro para tratar sobre o litígio territorial entre os dois Estados. A convocação para a reunião foi feita especificamente aos assistentes técnicos indicados na Ação Cível Originária N° 1831 (ACO Nº 1831), que estão envolvidos no processo judicial.

Durante o encontro, os representantes dos estados apresentaram os esclarecimentos solicitados e expuseram os argumentos técnicos que embasam a defesa de cada um deles na ação judicial. O objetivo principal foi delimitar a dimensão do litígio e buscar uma resolução para a disputa territorial que já perdura há muitos anos.

Leia Mais

Piauí e Ceará brigam por terras (Foto: Governo do Ceará)O Piauí busca recuperar uma área de mais de 3 mil km², que atualmente é ocupada por 13 municípios cearenses. Caso a decisão seja favorável ao Piauí, o território de oito municípios piauienses será ampliado. Para resolver esse litígio secular, o Estado optou por judicializar a questão em 2011, e o Supremo Tribunal Federal determinou que o Exército realizasse a perícia na região em conflito, especificamente na Serra da Ibiapaba.

No entanto, a perícia ainda não foi concluída e a previsão é de que seja finalizada somente em 2024

No Ceará, os municípios envolvidos na disputa são Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Campo Grande, Guaraciaba do Norte, Ipueiras, Crateús e Novas Russas. Já no Piauí, os municípios em questão são Luís Correia, Parnaíba, Piracuruca, Pedro II, Castelo e São Miguel do Tapuio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES