Atendendo à determinação do presidente Lula, a ministra da Saúde, Nísia Trindade vai zerar a fila de espera do pagamento de emendas parlamentares destinadas à área da Saúde. A informação foi dada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, deputado Francisco Costa (PT-PI) ao Programa Notícias da Boa, da TVJornal.
"O cronograma será definido durante reunião com o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais", afirma. A medida deve atenuar o clima de animosidade dos deputados para com a gestão da ministra. À frente da pasta, a cientista tem enfrentado uma campanha de desestabilização, cuja origem foi exatamente os supostos entraves para a liberação dos recursos.
Aos parlamentares da oposição, juntaram-se os insatisfeitos do próprio PT. O "fogo amigo" foi reconhecido pelo deputado Francisco Costa durante a entrevista.
Na tentativa de aproximar a ministra da Câmara Federal, Costa articulou a presença de Nísia Trindade na Comissão , onde ela falará das ações de combate à dengue no país. A data inicial seria no próximo dia 3 mas, a audiência deverá acontecer na semana seguinte, no dia 10 de abril. " Entendemos que haveria uma desmobilização de parlamentares em razão do pós Semana Santa e dos últimos dias da janela partidária , por isso, o adiamento ", explica .
Para isso, será anunciado um cronograma de liberação que será definido a partir de uma reunião que terá as participações. Costa reconhece que o Ministério é cobiçado, o que justificaria as cobranças feitas à ministra. Apesar da feitura, o presidente Lula assegura que ela permanece no cargo.