Candidatura com prazo de validade enfraquece ainda mais o PSDB no Piauí

Lançado em evento com poucos tucanos, nome de João Vicente Claudino é piloto de teste para adesão do Partido ao União Brasil

Dois fatos marcaram o anúncio do ex-senador Joao Vicente Claudino e alimentam a desconfiança de líderancas tucanas - contrárias à aventura de uma suposta candidatura própria, sem a estrutura necessária para a disputa - de que a pré-candidatura do empresário tem prazo de validade . Em primeiro lugar, logo após o lançamento, o ex-prefeito Silvio Mendes (União ),  em publicação na rede social, reafirmou sua disposição de concorrer à Prefeitura de Teresina (foto)

 

Uma curiosidade da reunião é que, mesmo sendo organizado pelo Partido, incluiu representantes de outras agremiações, que integram o chamado "núcleo duro" da campanha de Mendes.  Na foto, é possível identificar  o ex-secretário Kléber Montezuma (Progressistas), Marco Antônio Ayres e João Pádua, respectivamente tesoureiro do União Brasil e secretário geral do União Brasil, além de Daniel Pereira (PL).

Para explicar a equação, recorre-se à declaração do vereador Edson Melo, um dos patrocinadores do nome de JVC, que justificar a suspeita. A reunião da Executiva Municipal do PSDB foi organizada por Melo e Paulo Lopes, outro parlamentar tucano. O objetivo foi se contrapor ao anúncio ocorrido na véspera, pelo diretório estadual, de desistência do pré-candidato tucano, Luciano Nunes e de formação de uma aliança com o pré-candidato do PT, Fábio Novo. Resolução Nacional do Partido aponta que, nos casos das cinco maiores cidades de cada estado, cabe ao diretório estadual, a definição sobre candidaturas e alianças para 2024 (foto)

Reação

Mesmo durante o lançamento do pré-candidato do PSDB, Edson Melo, que defendia aliança com o União em torno do pré-candidato Sílvio Mendes, insinuou que o apoio ao ex-prefeito não está descartado e que, até a convenção, a a definição desta terça,20, poderá ser revista. Isso implica dizer que JVC tem prazo de validade até  5 de agosto, última data para a realização das convenções partidárias, que começam doa 20 de julho. 

Na hipótese da pré-candidatura ser levada adiante, a questão da prerrogativa do estadual, controlada pelo grupo que defende aliança com Novo, tornaria a tentativa inócua.

Eleito para o Senado em 2011,  o empresário desistiu de disputar a reeleição. Desde então, ensaiou algumas vezes o seu retorno para a Política, em diferentes partidos. No momento, estrá filiado ao PSDB. O Partido está sem representante na Assembleia Legislativa e também não formou, ainda, sua chapa para disputar a Câmara MUnicipal. A única esperança de candidatura "forte" é do atual vereador Paulo Lopes.

O esfacelamento do PSDB na capital começou com a morte do prefeito Firmino Filho, em 2021 e se agravou no ano seguinte, quando o Partido não conseguiu sequer espaço na chapa da oposição. "O PSDB foi desrespeitado. Nada do que pedimos foi concedido", desabafa o ex-deputado estadual Luciano Nunes, um dos artífices da aliança com o PT. ELe se refere ao acordo em prol da candidatura de Mendes ao Governo do Estado, que acabou derrotada e que foi articulada pelo senador Ciro Nogueira (PP).

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES