O empresário Ramon Alves, dono da empresa de transporte urbano Timon City, anunciou nesta quarta-feira (18) o encerramento das atividades da empresa no dia 30 de outubro. Na prática, a população da cidade de Timon (MA) perde a única empresa que faz linha entre o município e Teresina.
Tão logo a informação da Timon City veio a público, no entanto, a prefeita Dinair Veloso reagiu e disse que os timonenses não vão ficar sem transporte urbano com Teresina.
Dinair agiu em duas frentes. Na primeira, pediu que o diretor do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU), João Batista, fosse a Brasília para reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelo transporte intermunicipal.
"Informamos as dificuldades financeiras da empresa à ANTT e também nos colocamos à disposição da empresa para diálogo", conta João Batista. "Não estamos medindo esforços para impedir essa paralisação", completou.
A Timon City alega que vem colecionando prejuízos financeiros, porque não recebe subsídio e tem de bancar as gratuitadades previstas em lei, como de idosos e pessoas com deficiência. Além disso, o número de passageiros caiu devido a outros modais.
Na segunda frente, a prefeita quer conversar com os representantes da empresa para encontrar uma saída. Caso a empresa realmente saia, haverá a abertura de concorrência para outra que esteja disposta a explorar o serviço entre as duas cidades.
Com uma população de 161 mil habitantes, Timon (MA) é ligada à capital do Piauí por três pontes em sua área urbana e, na prática, as cidades funcionam como se fosse uma somente, com gente morando no lado maranhense e trabalhando no Piauí e vice-versa.