Mais um município onde PT e Progressistas se uniram para a eleição deste ano no Piauí!
O prefeito Djalma Policarpo (PP), de Monsenhor Hipólito, vai disputar a reeleição tendo como vice o cantor e petista Mariozan Rocha, presidente do partido do presidente Lula na cidade.
O primeiro é de dentro da casa do senador Ciro Nogueira e o segundo é de dentro da casa do ministro Wellington Dias. A chapa está entrosada e confiante.
ACORDO FORTE
A união entre o prefeito Djalma e o cantor Mariozan aconteceu na casa de Cesário Rocha, pai do petista. Esse cenário foi possível graças ao rompimento de Mariozan com o grupo do ex-prefeito Zenon Bezerra.
O ex-prefeito Timá e a esposa Cleidiana Bezerra, atual vice-prefeita (MDB), romperam com o prefeito Djalma e foram para a oposição.
A chapa da oposição será formada por Zenon na cabeça e Timá de vice. Para complicar ainda mais a confusão, Zenon disputará pelo PSD do deputado federal Júlio César, que também é da base do governador Rafael Fonteles.
TOMA LÁ DÁ CÁ
O cenário de vai-e-vem em Monsenhor Hipólito é curioso: na eleição passada, Mariozan foi vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Zenon e agora fez o caminho inverso.
Já Timá estava com Policarpo (sua mulher é a vice) e migrou para Zenon, em um movimento que pegou a todos de surpresa.
Curiosamente, a irmã de Mariozan, vereadora Valtanha Rocha, foi uma das articuladoras da coligação entre Zenon e Timá pela oposição.
MACACOS E MURIÇOCAS
Como em muitos outros municípios piauienses, os grupos políticos têm apelidos: Zenon comanda o Grupo dos Macacos, enquanto o prefeito Djalma é dos Grupo das Muriçocas. Esse duelo da natureza política está sendo travado e o resultado é somente no dia 6 de outubro.
CLIMÃO
Com a cidade polarizada em clima de Vasco e Flamengo, tudo abaixo da cabeça é canela nesta pré-campanha.
A ida de Timá para a oposição criou um híbrido na politica local: os Muricacos, que não são bem aceitos nem pelos Macacos e nem pelas Muriçocas.
CASO SEMELHANTE
Em Piripiri, onde a prefeita Jôve Oliveira é do PT e o vice deve ser o presidente municipal do PP, Neto da Chrisfapi, é outra cidade onde as siglas rivais têm aliança.