Com posse de Graça já na próxima semana, PRD terá superchapa de 8 na Câmara

Graça Amorim deve tomar posse na Câmara de Teresina já na próxima semana

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) já comunicou ao Tribunal de Justiça da decisão do TSE de anular todos os votos da chapa de vereadores do PL nas eleições de 2020 em Teresina. 

E o presidente do TJ-PI já deu encaminhamento para a recontagem dos votos na capital, que levará à Câmara a ex-vereadora Graça Amorim, hoje no PRD. Ele já deve assumir na próxima semana.

PL FICA SÓ COM 1

Deixa a Câmara o único vereador eleito pelo PL há quatro anos na cidade, Leonardo Eulálio. Ele tenta a reeleição neste ano na chapa do mesmo PL, que agora tem outro parlamentar na Casa, Luís André (que foi eleito pelo PSL, depois passou ao União Brasil e por fim entrou no PL). 

A chapa do PL tem a pretensão de eleger dois vereadores no dia 6 de outubro, que seriam exatamente Leonardo Eulálio e Luís André. 

A sigla conta com vastos domínios na administração do prefeito Dr. Pessoa, mas como ficará com apenas um voto no plenário a partir deste mês, não se sabe que perderá espaços.

O QUE ACONTECEU:

O PP entrou com ação na Justiça Eleitoral contra a chapa de vereadores do PL em Teresina, alegando fraude na cota de gênero. Várias candidatas da sigla tiveram ZERO votos.

Nos autos, a ex-vereadora Graça Amorim juntou provas que mostram essas candidatas fazendo campanha e pedindo votos para outros candidatos do PL, embora tenham recebido recursos partidários para elas próprias.

Ou seja, eram candidaturas laranjas. Há testemunhos de pessoas e também provas dos pedidos de votos em eventos e redes sociais.

O QUE ACONTECERÁ:

Embora tenha ganho a causa na primeira instância em Teresina, Graça Amorim perdeu no TRE-PI e recorreu ao TSE. 

Como já existe vasta jurisprudência sobre esse tipo de fraude na cota de gênero, inclusive com chapas anuladas no Piauí, como no município de Valença, o Tribunal Superior Eleitoral deu razão a Graça e determinou a anulação dos votos da chapa do PL.

Com a recontagem, a vaga ficará com Graça Amorim, que em 2020 disputou a Câmara pelo PP. Na janela partidária de 2024, conforme permite a legislação eleitoral, Graça se filiou ao PRD e disputa novamente vaga no Legislativo.

Já na próxima semana, após a recontagem, Graça terá cadeira na Câmara de Teresina.

SUPER BANCADA DO PRD

Com a posse de Graça Amorim na Câmara, o PRD terá uma super bancada de 8 parlamentares: 

Bruno Vilarinho

Markim Costa

Graça Amorim

Levino

Alan Brandão

Renato Berger

Roberval Queiroz

Valdemir Virgino

O PRD é o partido do prefeito Dr. Pessoa, que disputa a reeleição.  

Graça Amorim tomará posse na Câmara de Teresina já na próxima semana

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES