Joel Rodrigues (PP) não pode concorrer à vice-prefeitura de Teresina em 2024. É o que aponta o resultado da consulta feita pelo ex-prefeito de Floriano (PT) e presidente estadual do Progressistas, junto ao Tribunal Superior Eleitoral. A ideia do Progressistas era ter Joel na chapa majoritária de 2024, ao lado de Sílvio Mendes (UB), pré-candidato a prefeito.
De acordo com a decisão do ministro André Ramos Tavares, "a resposta buscada pelo consulente já se encontra na base jurisprudencial desta Corte".
Ramos lembra que o TSE já decidiu que "é vedado ao Prefeito, no exercício do segundo mandato, se candidatar ao cargo de Vice-Prefeito, ainda que haja renunciado anteriormente ao cargo, tendo em vista a possibilidade de assunção da titularidade do cargo nas hipóteses de sucessão ou substituição”.
Logo, "como o conhecimento da consulta demanda a existência de efetiva dúvida a ser resolvida", o ministro sequer deu conhecimento à consulta de Joel.
Joel foi eleito prefeito de Floriano em 2020 e renunciou em abril do ano passado para concorrer ao Senado Federal pelo Progressistas. Nas urnas, foi derrotado pelo hoje senador e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT).