O deputado federal Flávio Nogueira defendeu, em entrevista ao Jogo do Poder, que o PT fique com uma das duas vagas para a disputa ao Senado Federal na composição majoritária de 2026. E confirmou que vai brigar por essa vaga.
“A minha primeira opção é tentar a reeleição de deputado federal, evidentemente com o olho numa disputa [ao senado]. Quero que o PT tenha a vaga de senador, na próxima chapa, e estou disputando essa vaga”, disse o parlamentar, negando interesse em buscar outra sigla para concorrer ao Senado. “É no PT que vou brigar”, enfatiza.
Com as vagas de Senador e governador, já que Rafael Fonteles disputa a reeleição em 2026, o PT ficaria, a princípio, com duas das vagas na composição majoritária. Porém, especula-se que Rafael possa lançar um vice do PT. Ou seja, três das quatro vagas para o PT.
Assim, o primeiro problema seria realocar o MBD, que hoje ocupa a vice com Themístocles Filho. E em 2026, Marcelo Castro (MDB) deve concorrer à reeleição, pela base de Rafael. Fica ainda mais complicado quando o PSD entra na equação, já que o presidente do partido, deputado federal Júlio César, está de olho justamente na disputa ao Senado. A conta não fecha.
“Aí é problema do MDB”, diz Flávio, defendendo que “zera tudo em 2026”. “Não tem esse negócio de que a vaga é de fulano, onde é que está escrito isso? [Em 2026] o mandato terminou”, completa Flávio.