Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Lista de Colunas

Exclusivo A última chance de JVC... e a do PSDB

Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, chega a Teresina na próxima segunda-feira para definir o rumo dos tucanos

João Vicente Claudino terá a chance de convencer Marconi Perillo de que sua pré-candidatura a prefeito não é só "história pra boi dormir". Será na segunda-feira (11), quando o presidente nacional do PSDB desembarca em Teresina, para debater com os líderes tucanos no estado sobre o destino da sigla nas eleições municipais.

Um espaço na agenda de Perillo foi reservado para o empresário, que teve seu nome lançado por Edson Melo, Augusto Basílio, Kleber Montezuma e companhia. Até agora, ninguém botou fé na pré-candidatura, já que o ato no Plenarinho da Câmara de Teresina estava lotado de 'silvistas', a começar por Marco Antônio Ayres, um dos coordenadores da pré-campanha de Sílvio Mendes. Um dos que lá estava admite "em off" à coluna: "Ele quer ser mesmo é vice do Sílvio"

Só pra lembrar

O diretório estadual do PSDB anunciou apoio a Fábio Novo, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores a prefeito da capital. Tudo devidamente relatado ao próprio Perillo. Mas, desde então, João Vicente tem feito investidas junto à nacional, defendendo que o partido tenha candidatura própria na capital piauiense. Ciro Nogueira (PP) até tentou ajudar, mas tirou o pé do acelerador.

Segundas intenções

Perillo poderia apoiar uma candidatura do PSDB? A resposta é sim. Mas é cristalino que as investidas de Edson, João Vicente e Ciro não têm interesse no fortalecimento do partido, mas sim em levar a marca tucana para o palanque de Sílvio Mendes. Afinal, o ex-prefeito perdeu o apoio da legítima representante do legado político de Firmino Filho, a deputada estadual Bárbara do Firmino.

Escanteio

Nem mesmo espaço na chapa o PSDB teria, já que Sílvio vai concorrer pelo União Brasil e, terá na vice [ao que tudo indica, Ismael Sílva pelo Progressistas. Ou seja, JVC está fora desta estratégia. Não é de hoje que a coluna alerta.

Estratégia proporcional

Enquanto isso, pré-candidatos a vereador interessados em concorrer pelo PSDB aguardam pela palavra final de Perillo, que será dada em uma coletiva no final da tarde de segunda-feira. Se tivesse que apostar, JVC não vai convencer o chefão do PSDB.

Aos tucanos, cada vez mais depenados e correndo o risco de serem extintos em Teresina (e no Piauí), restará a única opção possível para terem chances de sobrevivência: subir no palanque de Fábio Novo (PT). E vai ser assim.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES