Bolsonaro, Musk , Zuckerberg e os mortos pela Covid-19

Brasil registrou mais de 700 mil mortes pela Covid e ficou entre os 14 países com pior desempenho no combate à doença.

Documentos divulgados no final da semana revelam que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) produziram mais de mil relatórios sobre a disseminação da Covid,prevendo aumento de casos e mortes e alertando para os riscos do negacionismo. Todos os alertas foram criminosamente ignorados pelo Presidente Jair Bolsonaro, pelo ministro Eduardo Pazuello e pela cúpula dos órgãos de inteligência.

Como resultado, o Brasil registrou mais de 700 mil mortes pela Covid e ficou entre os 14 países com pior desempenho no combate à doença. Lamentamos 3224 mortos pra cada milhão de pessoas , a média mundial é de 825 mortos por milhão de habitantes. Os cientistas estimam que o País teria a metade dos óbitos se o governo tivesse seguido as recomendações da OMS.

 Brasil registrou mais de 700 mil mortes pela Covid-19 Foto: BBC

O Brasil foi inundado por um tsunami de fake news sobre a ‘gripezinha’ e campanhas de desinformação sobre a eficácia da máscara e do distanciamento social, além do charlatanismo com a prescrição de tratamento e cura com medicamentos inócuos . Pior , com a chancela oficial do governo e de terraplanistas da medicina. Pior ainda, tudo potencializado pelo modelo de negócio das big techs  que tolera a divulgação de crimes em nome de uma suposta liberdade de expressão e turbina audiência e lucros . Mark Zuckerberg( WhatsApp/Instagram), Elon Musk (Twitter) e Sundar Pichai(YouTube) tratam o ambiente virtual brasileiro como terra sem lei.

A justiça deve anexar esses novos documentos ao processo que apura crimes na pandemia para encaminhar as punições. No caso da permissividade das big techs, a questão é do congresso que precisa votar o PL da regulação das redes.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES