Uma explosão seguida de intensa fumaça foi registrada na manhã de quarta-feira (25) em uma subestação da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Pici, em Fortaleza. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para isolar a área e investigar a causa do incidente. Segundo a UFC, ninguém ficou ferido.
A ocorrência foi registrada após relatos de uma explosão em uma subestação localizada no Campus do Pici, ao lado do posto de saúde César Cals de Oliveira Filho, na rua Pernambuco. A explosão provocou a interrupção do fornecimento de energia em alguns prédios do campus. Embora o posto de saúde tenha permanecido com energia, os atendimentos foram suspensos por precaução.
Inicialmente, os bombeiros foram acionados com a informação de que um helicóptero teria caído no local. No entanto, em nota oficial, o Corpo de Bombeiros esclareceu que “foi descartada a queda de helicóptero ou qualquer outra aeronave”.
DEFEITO NA SUBESTAÇÃO
A Enel Distribuição Ceará informou que, na manhã de quarta-feira, um defeito interno na subestação da Universidade Federal do Ceará (UFC) provocou o desligamento de uma linha de alta tensão entre as subestações Pici e Maguary. Segundo a empresa, a subestação afetada é de responsabilidade da própria universidade.
A Superintendência de Infraestrutura da UFC informou que um incêndio na subestação do Campus do Pici afetou o fornecimento de energia em toda a área. Não houve feridos, e as causas do problema ainda são desconhecidas. A rede da Enel foi desligada, e não há previsão de restabelecimento. A Enel relatou oscilações de energia para alguns clientes.