Um novo voo com 127 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou neste sábado (15) em Fortaleza, segundo informações do Ministério dos Direitos Humanos. Este é o quarto voo de repatriados durante o segundo governo de Donald Trump.
Entre os passageiros, dois possuem mandados de prisão expedidos pela Justiça Brasileira: um por assalto e outro por porte ilegal de arma de fogo. Os mandados foram emitidos em Minas Gerais e no Mato Grosso, e os indivíduos foram conduzidos pela Polícia Federal após o pouso.
Dos repatriados, 10 são crianças e adolescentes, e 75 passageiros optaram por seguir viagem para Minas Gerais em um voo operado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O voo partiu do aeroporto de Alexandria, no estado norte-americano da Louisiana, e fez uma parada em San Juan, Porto Rico, antes de chegar a Fortaleza às 11h. O pouso teve um atraso de duas horas em relação ao horário previsto, e o número de passageiros foi menor do que o inicialmente informado (135).
Após o pouso, os repatriados passaram por um processo de triagem, que incluiu serviços psicológicos e sociais, além de distribuição de produtos de higiene e alimentação. A operação de acolhimento contou com equipes dos ministérios da Justiça, dos Direitos Humanos, da Defesa, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Social, além da Defensoria Pública da União (DPU), da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e da Secretaria Estadual de Proteção Social (SPS).
Este é o quarto voo de repatriados desde o início do segundo mandato de Donald Trump. Nos dois voos de fevereiro, os passageiros relataram condições degradantes, como uso de algemas e até 12 horas sem alimentação.