Na noite deste sábado (3), por volta das 19h, detentos renderam agentes penitenciários e tentaram fugir da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II ou UP2), localizada em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza.
Enquanto os detentos estavam sendo recolhidos para suas celas, um policial foi chamado para trancar um dos presos. Ao chegar à cela, o agente foi rendido com um golpe de mata-leão e ameaçado com uma faca artesanal, também conhecida como 'cossoco'.
De acordo com o secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, por meio das redes sociais publicado na madrugada deste domingo (4), 22 presos tentaram fugir, mas nenhum conseguiu.
"Não fugiu ninguém da UP2. Foi uma tentativa de fuga, 22 internos. Os policiais colocaram eles para correr de volta, um preso foi baleado, está no hospital, fora de perigo", disse Mauro Albuquerque.
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará informou que "a tentativa [de fuga] foi frustrada graças à pronta resposta dos agentes do Estado, que controlaram a situação com técnica e uso controlado da força".
"A SAP reitera que não houve fuga em massa e que todos os infratores responderão administrativamente e criminalmente pelos seus atos", disse a pasta.