Um passageiro foi flagrado no Aeroporto de Fortaleza com dezenas de canetas do medicamento Mounjaro, utilizado para emagrecimento, escondidas nas meias e na cueca.
Segundo a Receita Federal, o caso ocorreu em janeiro deste ano, mas as imagens do flagrante só foram divulgadas nesta semana. Uma dose de 15 miligramas do medicamento pode custar até R$ 1,6 mil.
Nas imagens, é possível ver que o homem — passageiro de um voo que chegou à capital cearense — estava transportando mais de 30 canetas do medicamento no corpo. A bula do remédio orienta que ele seja armazenado sob refrigeração, com temperatura de até 8ºC.
SOBRE O MEDICAMENTO
O Mounjaro é um medicamento para emagrecimento à base de Tirzepatida, utilizado no tratamento do diabetes. O produto é regulamentado pela Anvisa exclusivamente para importação por pessoas físicas, mediante apresentação de receita médica, sendo proibida sua importação por pessoas jurídicas e a comercialização no mercado brasileiro.
SEGUNDO CASO
No início do ano, a Receita Federal apreendeu 176 canetas do medicamento Mounjaro, avaliadas em R$ 600 mil, que estavam escondidas em uma carga de material de pesca proveniente de Miami e com destino a Fortaleza. Na ocasião, o material foi encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).