SEÇÕES

Operação prende criminosos que fornecem armas para facção no Ceará

Ação policial cumpre 13 mandados de prisão em Fortaleza. Traficantes que atuavam no Conjunto Ceará consultavam criminosos no Rio de Janeiro.

Operação prende criminosos que fornecem armas para facção no Ceará | Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Siga-nos no

A Polícia Civil do Ceará, em parceria com o Ministério Público do Estado e outras forças de segurança, deflagrou na manhã desta terça-feira (3) uma nova fase da operação que mira integrantes do Comando Vermelho responsáveis pelo fornecimento de armas a criminosos no estado.

A ação teve como objetivo o cumprimento de sete mandados de prisão e sete de busca e apreensão, com foco em locais como o Conjunto Ceará, em Fortaleza.

Conforme o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), Dr. Adriano Saraiva, a investigação começou em maio de 2024, após uma inspeção realizada pela Secretaria de Administração Penitenciária em uma unidade prisional do Ceará.

Na ocasião, dois celulares foram apreendidos e passaram por análise de conteúdo.

“Esses celulares foram encaminhados ao GAECO, o GAECO pediu autorização judicial para analisar o conteúdo desses celulares, e após a análise do conteúdo dos celulares, se revelou um esquema criminoso de comercialização de drogas ali no Conjunto Ceará. Havia ali duas lideranças, que estavam dentro do sistema prisional, comandando todo o tráfico de drogas no Conjunto Ceará. E aí tinham seus parceiros, que eram os operadores financeiros, e aí eram quatro mulheres que faziam isso, e tinham as pessoas encarregadas de comercializar essas drogas”, detalhou o coordenador do GAECO.

Ordens diretas do Rio de Janeiro para o Ceará

As investigações também apontaram que líderes do Comando Vermelho detidos no Ceará seguiam ordens diretas de chefes da facção na Rocinha, no Rio de Janeiro. Mensagens interceptadas revelaram o alto nível de articulação entre os grupos nas duas regiões, especialmente em períodos de tensão. 

“Quando havia uma crise aqui no Ceará, a gente via que havia uma mensagem deles ali, se reportando à cúpula do Comando Vermelho, e nós deduzimos que é exatamente essas lideranças que estão hoje homiziadas no Rio de Janeiro”, explicou Adriano Saraiva. 

No sábado passado, o Ministério Público, em parceria com forças de segurança do Rio de Janeiro, realizou uma ampla operação para capturar líderes da organização criminosa. Imagens inéditas da ação foram divulgadas em coletiva de imprensa nesta terça-feira.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também