Mais de 21 mil litros de bebidas alcoólicas irregulares foram apreendidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) durante uma operação de fiscalização realizada na região da Serra da Ibiapaba e em Fortaleza, no Ceará. As ações ocorreram nos dias 4 e 5 de dezembro, mas os dados só foram divulgados agora.
A fiscalização teve como alvo estabelecimentos suspeitos de produzir bebidas sem registro no ministério ou de comercializar produtos falsificados. Entre os itens apreendidos estão gin, cachaça, vodka, cajuína e licores.
Ao todo, foram recolhidos 21.230,25 litros de bebidas irregulares, além da destruição de outros 5 mil litros considerados impróprios para o consumo humano.
Operação
Segundo o Mapa, a ação integra a segunda etapa da Operação Dose Limpa, que tem como objetivo combater a adulteração e o comércio ilegal de bebidas alcoólicas. No Brasil, todas as bebidas alcoólicas produzidas, inclusive as artesanais, devem possuir registro no Ministério da Agricultura.
A operação contou com a atuação conjunta da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Ceará, da Agência de Fiscalização de Fortaleza, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Vigilância Sanitária, da Secretaria Estadual da Saúde, da Polícia Civil, da Polícia Militar, entre outros órgãos.
A primeira fase da operação, chamada Dose Limpa I, foi realizada nos dias 22 e 23 de outubro e teve como foco o combate ao uso de metanol. Na ocasião, foram apreendidos cerca de 216 mil litros de bebidas — entre cachaça, vodka, gin, whisky e conhaque — produzidas em locais sem registro ou em condições sanitárias inadequadas.