Um homem suspeito de estar envolvido na morte do advogado Paulo Marcelo Silva Freire, em Fortaleza, foi preso por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), neste fim de semana. A captura ocorreu durante uma operação das equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro Parreão.
O individuo, identificado como Luiz Henrique Galdino Braga, de 27 anos, estaria no veículo utilizado pelos criminosos na execução. O ataque também vitimou Ítalo Jardel Menezes da Silva. Para a polícia, a emboscada teria sido motivada por disputas entre facções criminosas na capital cearense.
De acordo com as investigações, Luiz Henrique alugou o carro utilizado no crime e estava presente no momento do ataque, que aconteceu enquanto o advogado se deslocava com seus clientes pelo bairro Vila Manoel Sátiro. Paulo Marcelo, havia dado carona aos clientes e teria sido executado por estar junto dos alvos da facção rival.
Manifestações
O episódio repercutiu entre a categoria e motivou manifestação da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), condenando o ocorrido.
O suspeito possuí ficha criminal extensa, incluindo acusações por tráfico de drogas, associação criminosa, homicídios, crimes contra a administração pública e porte ilegal de armas. Segundo a análise policial, o crime foi encomendado para responder a recentes ataques entre facções na disputa pelo controle territorial do bairro Vila Manoel Sátiro. Luiz Henrique estaria associado à organização de origem cearense responsável pelo atentado.
Durante o ataque, Robert Pereira Barbosa da Silva, também cliente do advogado, foi ferido e capturado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), ao tentar se esconder no telhado de uma residência. As autoridades seguem em diligências para encontrar os outros membros envolvidos, incluindo o responsável por ordenar o ataque.