A Receita Federal apreendeu 357 medicamentos para diabetes e emagrecimento em dois voos internacionais no Aeroporto de Fortaleza, na noite de quinta-feira (10). Em uma das ocorrências, um homem foi flagrado com 60 canetas de Monjauro escondidas na calça.
Na outra, uma passageira transportava 277 canetas de Mounjaro e 20 unidades de Retatrutida em sua bagagem. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização de rotina, com os passageiros sendo selecionados por análise de risco.
O Mounjaro é um medicamento injetável, com o princípio ativo Tirzepatida, aprovado pela Anvisa para o tratamento do diabetes tipo 2. No entanto, devido à sua ação sobre hormônios relacionados à digestão e à saciedade, tem sido procurado também para a perda de peso.
O Retatrutida, por sua vez, é semelhante a três hormônios naturais que ajudam a inibir o apetite. Especialistas afirmam que ele pode reduzir até um quarto do peso corporal do paciente.
O QUE DIZ A ANVISA
A ANVISA regula a entrada de medicamentos no Brasil, como o Mounjaro, desde que atendam às regulamentações específicas. A Receita Federal, responsável pela Administração Aduaneira, fiscaliza o fluxo de mercadorias, incluindo medicamentos, nas fronteiras. Se produtos não cumprirem as normas brasileiras, serão apreendidos pela Aduana.