Um golpista se passou pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e enviou uma mensagem de celular solicitando um Pix de R$ 100. No texto, o estelionatário alegava que o valor seria usado para complementar o pagamento dos salários dos servidores estaduais e prometia reembolsar o dinheiro.
"Olá, aqui é Elmano de Freitas, governador do Estado do Ceará. Informo que, devido a um equívoco em uma transferência via PIX, necessito complementar o valor destinado ao pagamento dos servidores públicos. Resta um valor de R$ 100,00. Poderia, por gentileza, colaborar? Reembolsarei o valor na próxima segunda-feira."
Elmano publicou em suas redes sociais nesta segunda-feira (28) uma imagem que mostra o golpe. "Golpistas estão se passando por mim para ganhar dinheiro. Não caiam em golpes. Se você receber essa mensagem, denuncie!", pediu ele.
Como denunciar
Quem for vítima de golpes deve procurar a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Veja, a seguir, as informações que podem ajudar na investigação.
- Salve o endereço eletrônico ou informações sobre o golpista.
- Anote números de telefone do criminoso.
- Salve prints de conversas que teve com o golpista.
- Se foi vítima de golpe com transferência de dinheiro, anote a conta bancária a qual o valor foi enviado.
- Em caso de suspeita de invasão, coloque o celular no modo avião e se desconecte de todas as redes de internet, como Wi-Fi e 4G.