A estátua de Cristo furtada na Praia de Lagoinha, em Paraipaba (CE), foi localizada na madrugada deste sábado (12), enterrada no quintal de um morador da cidade. Avaliada em cerca de R$ 20 mil, a imagem de bronze foi doada ao município em 1990 por uma freira portuguesa.
BUSCAS
As buscas começaram após moradores notarem o desaparecimento da peça na manhã de sexta-feira (11). Com o auxílio de câmeras de segurança, a Polícia Militar identificou a movimentação suspeita de um homem, que foi localizado e interrogado.
Conforme informações da Prefeitura de Paraipaba, o suspeito chegou a declarar que não teria capacidade de cometer o furto e que teria “ido à praia namorar”.
Após identificarem contradições no depoimento, os policiais seguiram até o quintal da residência do suspeito, na localidade de Cacimbão dos Tabosas. No local, notaram indícios de escavação recente e, ao investigarem, encontraram a estátua enterrada.
NOTA DA PREFEITURA
A estátua foi encontrada danificada e enterrada nos fundos do quintal do suspeito. Segundo a Prefeitura, as investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no crime.
“A Prefeitura reafirma seu total apoio às autoridades policiais e seu compromisso com a preservação do patrimônio público, da memória coletiva e da segurança de todos os cidadãos paraipabenses”, diz a nota.
A estátua do Cristo na Praia de Lagoinha, símbolo da religiosidade local, está sob custódia da 1ª Cia do 23º BPM e será restaurada por órgãos competentes. A PMCE segue em busca dos suspeitos, e a ocorrência foi registrada na Delegacia Metropolitana de Caucaia.