Operação “Defcon 3”: PF desarticula quadrilha que planejava fugas no Ceará

Entre as atividades investigadas, estão planos de fuga de presídios e outras iniciativas que, segundo a Polícia Federal (PF), “colocam em risco a ordem pública”

Policiais federais em ação para evitar fuga de detentos no Ceará | Divulgação Polícia Federal
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na manhã desta sexta-feira (27), cinco mandados de prisão e dez de busca e apreensão foram cumpridos em Fortaleza e Itaitinga, localizada a 31,01 km da capital cearense, como parte de uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvida no planejamento de resgates de detentos e em ações que buscam desestabilizar o sistema prisional do Ceará.

A operação, chamada "Defcon 3", é um desdobramento de uma ação realizada em novembro de 2023, que revelou a atuação dessa facção. Entre as atividades investigadas, estão planos de fuga de presídios e outras iniciativas que, segundo a Polícia Federal (PF), "colocam em risco a ordem pública".

As ordens judiciais foram emitidas pelo Poder Judiciário do Estado do Ceará e cumpridas com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). O objetivo da operação é enfraquecer a organização criminosa, apreender materiais que possam contribuir com as investigações e impedir o avanço das ações da facção, tanto dentro quanto fora das unidades prisionais.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES