SEÇÕES

Motoristas manipulam Uber com falsas chamadas para aumentar preços das corridas no Ceará

Motoristas que não participam do esquema denunciam a prática, pedindo sigilo por medo de represálias.

Motoristas usam outros celulares como passageiros, solicitando corridas ao mesmo tempo | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Em diversos pontos da Região Metropolitana de Fortaleza, cenas incomuns têm chamado atenção ao meio-dia e no fim da tarde: dezenas de motociclistas e motoristas parados em postos de gasolina ou ruas estratégicas. Cadastrados na plataforma Uber, eles atuam de forma coordenada para provocar aumento nas tarifas da região.

Para conseguir isso, os motoristas usam outros celulares como passageiros, solicitando corridas ao mesmo tempo. Esse aumento de perfis pedindo corridas no mesmo local faz com que o aplicativo eleve automaticamente os preços naquele horário.

denúncia do esquema

Motoristas que não participam do esquema denunciam a prática, pedindo sigilo por medo de represálias. As fraudes foram registradas nos últimos meses em cidades como Itaitinga, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Caucaia, Eusébio e Aquiraz, além de bairros periféricos de Fortaleza, como o Siqueira.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou que a Polícia Civil investiga denúncias sobre motoristas que solicitam corridas e as cancelam para aumentar o preço. O acompanhamento conta com dados da Coordenadoria de Inteligência (Coin), enquanto a Uber afirmou estar à disposição das autoridades e que contas envolvidas podem ser banidas da plataforma.

De acordo com os relatos, os grupos de motoristas se organizam por aplicativos de mensagens, reunindo motociclistas e condutores de carros nos mesmos locais e horários para executar o esquema.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também