Um passeio que seria marcado pela primeira experiência fora do estado acabou em tragédia para o estudante Raul Aquino, de 18 anos. Natural de Campos Sales, no Ceará, ele foi uma das três vítimas fatais do grave acidente ocorrido na tarde de quinta-feira (17), na BR-230, no município de Fronteiras, no Piauí. Raul, segundo relatos da família, tinha um pressentimento e não queria ir à festa em São Julião (PI), mas acabou sendo convencido pelos amigos.
“Ele não queria ir. Disse que não ia. Convenceram ele na saída. Parece que estava com pressentimento”, contou Afonso Carlos, tio de Raul.
“Só desespero”, resumiu ele ao falar da dor da família após receber a notícia.
Além de Raul, também morreram no acidente Yasmin Andrade, de 24 anos, e Jofre Dantas, de 28. Os dois primeiros moravam em Campos Sales; Jofre era de Assaré e foi até a cidade vizinha apenas para a viagem ao festejo.
Carro capotou após pneu estourar
O grupo de seis amigos viajava em um Fiat Palio Attractive, com capacidade para cinco pessoas. Saíram de Campos Sales por volta da tarde e tinham como destino a cidade de São Julião, a cerca de 55 km de distância. No km 28,5 da BR-230, já em território piauiense, o motorista perdeu o controle do veículo após o pneu traseiro estourar ao passar por um buraco na via. O carro colidiu contra o meio-fio, saiu da pista e capotou após percorrer vários metros em alta velocidade.
Três ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram no local. Os outros três, o motorista, de 22 anos, e duas jovens, de 23 e 27 anos, ficaram feridos e foram levados para hospitais no Ceará. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as mulheres sofreram ferimentos graves e o motorista teve apenas lesões leves.
Inexperiência e buracos podem ter contribuído
Segundo a PRF, a inexperiência do condutor, habilitado há apenas cinco meses, pode ter sido um dos fatores que contribuíram para o acidente. A combinação de alta velocidade e más condições da pista, com buracos, também foi apontada como causa presumível do sinistro.
O teste do bafômetro não foi realizado porque o motorista precisou ser socorrido com urgência. A PRF ressaltou que investigações seguem em andamento e reforçou o alerta sobre os riscos de direção em alta velocidade e as limitações de motoristas iniciantes.
A Polícia Militar foi a primeira a chegar ao local, seguida pela PRF, pela Perícia da Polícia Civil e por agentes da delegacia de Fronteiras.
Luto em duas cidades
A comoção tomou conta das cidades de Campos Sales e Assaré. A Prefeitura de Campos Sales decretou luto oficial de três dias e prestou solidariedade às famílias das vítimas e feridos. Já a Prefeitura de Assaré lamentou a morte de Jofre Dantas, destacando seu carisma e alegria.
"Era um jovem querido por todos, conhecido por sua alegria contagiante e seu jeito cheio de vida. Sua partida deixa um vazio imenso no coração de familiares, amigos e de toda a comunidade", disse a nota de pesar publicada pela gestão municipal.