Cai em 14% o número de crimes violentos no Ceará. Veja onde as ocorrências se destacaram

A região que mais se destacou foi o Interior Sul, com uma diminuição de 47,3% nos crimes violentos contra o patrimônio em junho.

Avalie a matéria:
Ação policial nas ruas do Ceará resultaram numa diminuição do número de roubos em junho | Reprodução/SSPDS

O Governo do Ceará anunciou, nesta semana, uma redução de 14,4% nos registros de crimes violentos contra o patrimônio (CVPs), especificamente roubos, em junho. Foram contabilizadas 3.003 ocorrências no mês passado, em comparação com 3.509 casos no mesmo período de 2023, segundo dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

As autoridades de segurança do estado também destacaram uma melhora nos índices desse tipo de violência em Fortaleza, com uma queda de 9,7% em comparação a junho de 2023. No ano passado, a capital cearense registrou 2.393 ocorrências de roubo, enquanto este ano foram 2.162 casos. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a redução foi ainda maior, de 25,7%, com 455 ocorrências em 2024 contra 612 no ano anterior.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a região que mais se destacou foi o Interior Sul, com uma diminuição de 47,3% nos crimes violentos contra o patrimônio em junho. Foram contabilizados 136 roubos no período, em comparação com 258 no mesmo mês de 2023. As autoridades estaduais atribuíram os resultados a investimentos em tecnologias e ao programa Segurança no Ponto, lançado em março para combater roubos em paradas de ônibus. Além disso, destacaram o início das atividades de 860 novos policiais militares e o aumento de 50% nas gratificações por apreensões de armas de fogo, acessórios e munições.

Em junho, o Ceará também enfrentou uma crise de segurança pública, com diversos homicídios na capital e no interior. O governador Elmano de Freitas afirmou que o cenário era resultado da intensificação das operações de combate ao crime e do anúncio de medidas mais rigorosas contra organizações criminosas. Em resposta, ele anunciou um reforço financeiro às forças de segurança para garantir uma atuação mais intensa nas comunidades, bairros, municípios e em todo o estado.

NPUMEROS DO SEMESTRE 

De acordo com a SSPDS, o primeiro semestre de 2024 apresentou resultados positivos. Foram registrados 19.250 casos de CVPs, uma redução de 10,6% em comparação com os 21.534 casos no mesmo período de 2023. Em Fortaleza, a queda foi de 6%, com 13.620 crimes de roubo registrados este ano, aproximadamente 870 casos a menos que no ano passado.

Na RMF, houve uma redução de 23,1%, com um total de 2.998 registros nos primeiros seis meses deste ano. O Interior Sul também se destacou no semestre, com uma redução de 27,8%, a maior entre as regiões cearenses, registrando 1.166 ocorrências de janeiro a junho, em comparação com 1.615 no ano anterior. O Interior Norte, por outro lado, apresentou uma redução mais modesta de 4,2% nos crimes dessa natureza.

Leia Mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES