É muito comum no reino animal vermos como a cadeia alimentar funciona do mais forte para o mais fraco. É até incomum quando, rara as vezes, um animal indefeso consegue fugir de seu maior predador e sobreviver até o próximo encontro. Recentemente, um vídeo publicado nas plataformas digitais tem comovido o público. Uma nyala, espécie de antílope da África, foi salvo inesperadamente por uma leoa que passava pelo local.
Após algum tempo sendo perseguido e mordido diversas vezes por um cão selvagem, de um porte até pequeno, o antílope conseguiu executar sua fuga após uma grande leoa aparecer no local e colocar o pequeno cão para correr imediatamente. O vídeo foi registrado pelo guia turístico Benji Solms, que passeava com um grupo de visitantes no safári de Serondella, localizado na Namíbia
O homem, após postar o vídeo em suas redes sociais e sites, deu uma entrevista ao LastestSightings.com, relatando como foi assistir o ocorrido. No vídeo, Benji mostra como, depois de ter sido atacada por um cão selvagem destemido, a nyala é vista tentando escapar do ataque entrando dentro de uma represa próxima ao local, arrastando o cão selvagem junto consigo.
“O cachorro selvagem ficou na beira da água e forçou a Nyala a ir mais fundo. À medida que a presa ia mais fundo, ela deve ter pensado que ela estava salva, mas a exaustão começou a cobrar seu preço. Foi quando ela começou a lutar para se manter à tona. Sua situação parecia desesperadora”, conta Benji em entrevista.
No registro, quando tudo parece ter acabado e o antílope parecia não ter mais forças para lutar contra o animal selvagem, a leoa aparece de surpresa, fazendo o cão imediatamente desistir de sua presa, que estava a um passo de ser sua. “Uma leoa apareceu caminhando casualmente do lado oposto da represa. Curiosa com toda a comoção, ela se aproximou para investigar, e, com seus dois filhotes ao seu lado, avistou o cachorro selvagem”, relata o guia.
O guia ainda conta que a nyala poderia ter morrido de várias formas naquele dia, fosse pelo ataque do cão selvagem, fosse pelo afogamento na represa, ou até mesmo a leoa que aproveitaria o lanche deixado pelo colega. Mas no fim, para sorte do animal que sofreu por longos minutos antes de ser salvo por um de seus maiores predadores, a leoa apenas ignorou sua presença e seguiu viagem acompanhada de seus dois filhotes.