Um grupo de pesquisadores ficou surpreso ao se deparar com um estranho tubarão abissal preso em uma rede que foi lançada a 700 metros de profundidade para fins de pesquisa, no sul de Portugal. Com cabeça arredondada e uma longa fileira de 300 dentes finos e afiados, o animal não se parecia com nada do que eles já tinham visto antes. As informações são do Socientifica.
Pouco depois de capturar o tubarão, eles acabaram descobrindo que se tratava de um raro tubarão-enguia (Chlamydoselachus anguineus) uma espécie pré-histórica muito pouco conhecida.
Com a cabeça semelhante a uma cobra e um focinho curto que abriga cerca de 300 dentes afiados como agulhas que são alinhados em 25 fileiras ordenadas, o tubarão-cobra ou tubarão-enguia, foi considerado extinto por muito tempo, mas até hoje se sabe muito pouco sobre esse estranho habitante das profundezas.
O espécime capturado acidentalmente em Portugal era um macho adulto com 1,5 metro de comprimento. Quando o animal foi retirado do mar, já estava morto, provavelmente devido a mudança de pressão. A rede sobe muito rápido, e eles não sobrevivem à essa súbita mudança.
Esse tubarão é considerado um fóssil vivo, pois sua espécie permaneceu praticamente imutável desde o rompimento da Pangeia, na era Paleozoica, entre 200 e 540 milhões de anos atrás. Ele se alimenta principalmente de outros tubarões, peixes, polvos e lulas, possui uma anatomia notavelmente simples, provavelmente devido à falta de nutrientes em seu ambiente aquático. Mas não há resposta definitiva sobre como e por que ele sobreviveu a seus contemporâneos, os cretáceos.
-
video tubarao assustador preso
-
video tubarao raro capturado
-
tubarao assustador capturado
-
tubarao raro preso
-
tubarao raro preso pesquisadores
-
tubarao cabeca arredondada
-
tubarao abissal capturado
-
tubarao capturado sul portugal
-
tubarao raro capturado
-
tubarao raro e assustador preso
-
tubarao abissal preso