Um tubarão de aproximadamente dois metros de comprimento foi capturado no litoral de São José de Ribamar, no Maranhão.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a surpresa dos moradores com o tamanho do animal, que foi encontrado após ficar preso em um curral de pesca.
Apesar de uma pessoa citar no vídeo que a captura foi em Panaquatira, na verdade o animal foi pescado nas proximidades do Porto do Barbosa, já na sede de São José de Ribamar.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de São José de Ribamar, esse tipo de tubarão da espécie Carcharhinus leucas, popularmente chamado de 'Cabeça-Chata' ou 'Boca redonda', da ordem dos Carcharhiniformes, que foi encontrado já sem vida. Por isso, não houve a caracterização de "pesca predatória".
O biólogo Keyton Coelho explicou que essa espécie de tubarão é comum no litoral maranhense e tem sido alvo comum da pesca predatória, que está contribuindo para extinção do animal.
"Esse animal mede, em média três metros e meio. É bem comum no litoral maranhense, onde temos cerca de 20 espécies de tubarão. Esse que foi capturado é macho, mas muitas vezes eles levam muito tempo para se reproduzir. A caça é feita de forma prematura e, com o passar do tempo, essa espécie entra em declínio populacional", conta o biólogo, que também é doutorando no Programa de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Rede Bionorte.
Ainda segundo especialistas, o tubarão 'Cabeça-chata' também pode atacar humanos, mas é algo pouco provável, já que não costuma ser visto tão perto da praia.