Saiba o que devemos fazer em casos de picada de cobra
- O que não deve ser feito nos casos de picada de cobra?
De fato, ser mordido por uma cobra venenosa é uma experiência muito assustadora e pode levar muitas pessoas a reagirem da maneira errada.
- O que não deve ser feito nos casos de picada de cobra?
Embora alguns filmes até possam sugerir que seja uma boa ideia, as vítimas de picada de cobra não devem tentar sugar o veneno do local da picada ou até mesmo cortar a região. Essas ações devem ser evitadas porque, após uma mordida, o veneno inunda os tecidos do corpo de forma que torna impossível removê-lo por meio de uma simples sucção. O corte da pele é igualmente inútil para a extração de veneno e pode resultar em ferimentos mais graves, piorando ainda mais a situação que já era dramática.
Outra coisa que não deve ser feita em hipótese alguma é tentar congelar a região onde ocorreu a mordida. Usar esteroides também é uma das várias coisas que muitas pessoas fazem na tentativa de se livrar dos efeitos da picada de cobra, mas que no fim das contas sempre acaba piorando a situação do paciente.
Também vale destacar que, se você for picado por uma cobra nativa da América do Norte, nunca deve aplicar um torniquete. Isso porque a maioria das cobras norte-americanas produz um tipo de veneno que causa sangramento excessivo que pode levar à necrose de tecidos e músculos. Portanto, qualquer ação que restrinja a circulação agravará os danos. As picadas de cobras que não são necessariamente norte-americanas, mas que também apresentam as mesmas características, também devem ser abordadas da mesma forma.