O programa jornalístico Fantástico mergulhou em pesquisas sobre longevidade animal e descobriu estudos recentes sobre a equivalência entre idade de pets e humanos. Assista à reportagem completa acima.
Aquele clássico: “meu cachorro tem 1 ano, então ele tem 7 anos humanos”, por exemplo, apesar de popular, ficou ultrapassado. Uma nova abordagem considera fatores como envelhecimento celular e metabolismo para calcular a “idade humana” de cães e gatos. Segundo os estudos:
- Um cachorro de 1 ano equivale a15 anos humanos. E essa equivalência varia conforme o porte e o peso do animal.
- Os gatos seguem lógica semelhante: 1 ano equivale a 15 humanos. Aos 10 anos, um gato teria cerca de 56 anos humanos.
Tabela compara idade de pets e humanos — Foto: AAFP
Cães pensam como crianças?
Outra curiosidade revelada pelos estudos é que os cachorros têm uma capacidade cognitiva semelhante à de uma criança de 2 anos.
Porte físico influencia longevidade em cães
Segundo dados do Dog Owner’s Home Veterinary Handbook, cães pequenos (com até 9 kg) envelhecem mais devagar do que os de raças grandes ou gigantes. A idade fisiológica canina varia conforme o peso do animal. Por exemplo, aos 6 anos, um cão pequeno tem a idade equivalente a 40 anos humanos. Um cão médio, entre 9,5 e 22,7 kg, tem 42 anos humanos; um cão grande, entre 23,1 e 40,8 kg, já chega a 45 anos; enquanto um cão gigante, com mais de 40,8 kg, atinge 49 anos.
Gatos envelhecem rápido no início, mas desaceleram
Para os felinos, a lógica também é não-linear. Segundo as diretrizes da AAFP-AAHA, um gato de 6 meses tem idade fisiológica comparável a 10 anos humanos. Aos 12 meses, já alcança 15 anos humanos, e aos 2 anos, chega a 24 anos.
A partir do terceiro ano, o envelhecimento desacelera: aos 3 anos, o gato tem 28 anos humanos; aos 6, já soma 40 anos. Aos 10 anos de idade cronológica, a equivalência é de 56 anos humanos. Um gato de 15 anos atinge 76 anos, e aos 21 anos, o equivalente humano chega a 100.