Leonardo Meira, motorista de aplicativo e estudante de enfermagem, resgatou uma cobra, da espécie jiboia (Boa constrictor), no final da manhã desta terça-feira (4), em uma residência na zona Sudeste de Teresina. Ele atendeu ao pedido de uma amiga, que sabia que o rapaz havia feito curso de manejo e contenção de animais.
Ele já tem o costume de resgatar cobras e afirma que esses animais merecem respeito. "Uma pequena jiboia no Parque Poti, uma região próxima ao Rio Poti! E faz tempo que não fazia isso. Foi só sucesso como sempre. Fui ao Ibama e dei entrada no procedimento de entrega voluntária", escreveu nas redes sociais.
O universitário ressalta que as pessoas não devem tentar pegar as cobras sem prévia experiência. "Seja como eu, a favor da vida! Não mate esses animais, chame um órgão responsável para resgate. Lembrem de não fazer nada disso em casa sem o breve conhecimento e a técnica adequada ao manejo e contenção", acrescentou.
Em caso de aparecimento de animais silvestres, como os répteis, em residências, o recomendado é procurar a Polícia Militar Ambiental do Piauí através do 190.