LISTA! Brasil tem 3 das 4 aranhas mais perigosas do mundo; veja como identificar
- 2. Aranha-marrom (Loxosceles)
Nosso país tem mais acidentes com aranhas do que a Austrália. Mas não é motivo de alarde. Veja o ranking das espécies mais peçonhentas e saiba como se prevenir
- 2. Aranha-marrom (Loxosceles)
Apesar de não ser tão venenosa quanto a aranha armadeira, essa pequenina ainda é mais perigosa do que a colega. São 19 espécies no Brasil, e são as que mais causam acidentes. Por serem mais adaptadas aos meios urbanos e pequeninas, essas aranhas muitas vezes passam despercebidas em calçados e roupas.
A maioria dos acidentes ocorrem entre outubro e março nas regiões Sul e Sudeste do país. Curitiba é a cidade com maior incidência de acidentes com aranhas-marrons no mundo.
Existem algumas características chave para reconhecê-las: seu corpo varia entre 2 e 5 centímetros de envergadura, tem três pares de olhos bem separados, o cefalotórax (o corpinho delas) em formato de pêra, uma marcação em forma de violino nas “costas” e a coloração é em tons de marrom. Suas teias são irregulares, como um chumaço de algodão mal distribuído, e elas vivem sob cascas de árvores, barrancos e folhas secas.
Sua picada é indolor, mas evolui em poucas horas para necrose do tecido e, sem tratamento, pode causar insuficiência renal e morte.