Conheça três raças de cães que desapareceram e você não sabia
- Cão Poi havaiano
Por séculos, o mundo abrigou diversas raças de cães. No entanto, muitas delas desapareçam e agora são apenas lembradas a partir de desenhos que retratam as suas características físicas e a época que viveram.
- Cão Poi havaiano
Considerados animais feios devido a sua aparência esquelética, com patas pontudas, os Poi não conseguiam latir, o que não ajudou a sua imagem. De acordo com Carys Williams, pesquisadora da ONG Dogs Trust, no Reino Unido, que estudou os Poi, os animais só sabiam uivar e ganir.
Devido às evidências genéticas, acredita-se que os Poi eram parentes próximos dos dingos australianos e descendiam de cães levados às ilhas séculos atrás. O povo da época tratava os cães como animais de estimação, isso porque não existia trabalho para eles realizarem, visto que não havia grandes predadores na ilha, nem precisavam de transporte, pelo fato delas serem muito pequenas.
No entanto, o animal poderia ser servido como comida em banquetes de cerimônias. Além disso, a pelagem do cão poderia ser utilizada para a produção de roupas e seus dentes para a produção de jóias.
Uma curiosidade sobre essa raça é que ela era vegetariana. Isso pode explicar o prato havaiano com o mesmo nome, que é feito à base de raízes.
Acredita-se que essa raça desapareceu após a chegada dos colonizadores com seus cachorros. Isso fez com que os cruzamentos entre raças aumentasse a miscigenação e extinguisse os cães nativos.