A cachorrinha Many viralizou na web por protagonizar um ato curioso. Ela “assinou”, ao lado do prefeito de Florianópolis , Gean Loureiro ( DEM), e da vereadora Pri Fernandes, um projeto de lei para custear tratamento de animais com leishmaniose para famílias carentes. A patinha da cachorra foi marcada ao lado da assinatura do prefeito e da parlamentar.
Many foi escolhida para o ato simbólico por ter a doença. “Pela primeira vez em Floripa, um cãozinho também assinou um projeto de lei. Em parceria com a vereadora Pri Fernandes, estamos instituindo na cidade uma política pública para custear tratamento de leishmaniose para famílias carentes. (…) Eu, a vereadora e a Many (essa cachorrinha simpática que tem a doença) assinamos a proposta de lei pioneira no Brasil. É bem-estar animal, é saúde pública”, escreveu Gean nas redes sociais.
Projeto de lei
A proposta, em parceria com a vereadora Pri Fernandes, será encaminhada para votação na Câmara de Vereadores de Florianópolis. Se aprovado, o programa passa a valer a partir da sanção, e vai garantir grande avanço para o tratamento gratuito destes animais.
O tutor de baixa renda que optar pelo tratamento do animal receberá o medicamento necessário, bem como assistência médica veterinária para o seu cão de forma integral, oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis. A atual política pública de saúde no Brasil prevê que a doença é uma ameaça também para humanos e, caso o tutor não faça o tratamento do animal, este deve ser EUTANASIADO.