Whey protein pode trazer problemas graves de saúde? Tire suas dúvidas

Este é um dos suplementos mais populares para o público das academias, mas ainda há algumas dúvidas sobre seu consumo

Whey protein é um forte aliado de quem pratica atividade física | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem pretende se dedicar à prática de atividade física comumente entra no debate sobre suplementação e uma das mais comuns é o whey protein, que é um suplemento proteico feito a partir da proteína retirada do soro do leite. Mas algumas dúvidas giram em torno deste produto, como o fato de seu consumo prejudicar os rins.

Especialistas, no entanto, afirmam que não se corre riscos de enfrentar problemas renais e nem nenhum outro se o consumo acontecer de forma correta e nas quantidades adequadas. Para isso, o mais indicado é utilizá-lo com o acompanhamento de um profissional habilitado, para que se possa ter acesso aos seus benefícios.  

“Whey não prejudica. Uma pessoa saudável não vai ter prejuízo nos rins. Não é o whey protein de forma isolada. Porém, o excesso de proteínas pode ao longo do tempo sobrecarregar o rim e desenvolver um problema”, disse e entrevista para o Sport Life o nutricionista esportivo Henrique Spessotto. 

Os principais benefícios do whey protein são o aumento de massa magra e força muscular, diminuição de gordura corporal, regeneração e distribuição da quantidade de proteína que o corpo necessita. Estes costumam ser objetivos buscados por quem pratica atividade física, nestes casos este suplemento pode ser um bom aliado.

Henrique citou como ponto a favor do whey, quando o assunto é a adaptação do suplemento às refeições diárias, seu preço acessível e a mescla que dá para ser feita em meio aos compromissos do dia a dia. “É uma excelente opção de proteína para ser ingerida na ‘correria’ do dia a dia. Tem bom custo-benefício e combina em diversas preparações. Principalmente com shakes e frutas”, explicou.

Mas, afinal, qual a quantidade diária ideal de whey protein? “Depende. Tem que fazer um balanceamento para a necessidade da pessoa. Tudo de forma saudável e dentro do permitido. Assim, para um sujeito comum indico de 30g a 60g. Para o público vegetariano às vezes vou indicar mais. Não há uma quantidade mínima, máxima ou ideal”, detalhou o profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES