Você usa celular no vaso? Hábito pode causar este problema sério de saúde

Algumas pessoas têm o costume de ir ao banheiro fazer suas necessidades, sentar no vaso e ficar um bom tempo lá vendo o celular

Homem com o celular na mão enquanto usa o vaso sanitário | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Algumas pessoas têm o costume de ir ao banheiro fazer suas necessidades, sentar no vaso e ficar um bom tempo lá vendo o celular. Esse costume, que parece inofensivo, pode trazer alguns prejuízos para sua saúde, o principal deles é o aumento do risco de hemorroidas.

“Quando você fica muito tempo sentado no vaso, o formato do vaso faz com que a circulação da região retal seja restringida, e isso aumenta a chance da hemorroida porque as hemorroidas, na verdade, são varizes da região. São o aumento dos vasos sanguíneos”, explica o médico coloproctologista Marcel Feitosa, para o site Drauzio.

O médico explica ainda que passar muito tempo no vaso sanitário também pode levar a fissuras anais, além de outros problemas na região. De acordo com Marcel, o tempo médio ideal para uma pessoa evacuar seria, aproximadamente, entre 2 e 5 minutos. “Você não precisa fazer força para ir rápido demais, mas também não pode ficar esperando para sempre”, afirma. 

O que é hemorroidas?

Hemorroidas são veias ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam. Durante o movimento intestinal, essas veias podem dilatar-se e, normalmente, retornam ao seu tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja devido a prisão de ventre ou fezes endurecidas, pode dificultar o fluxo sanguíneo e levar à formação de hemorroidas.

Existem dois tipos principais de hemorroidas: externas e internas. As hemorroidas externas são visíveis na borda do ânus e podem se assemelhar a varizes ou a pequenos coágulos de sangue. Por outro lado, as hemorroidas internas localizam-se acima do esfíncter anal e tendem a causar sintomas mais agudos.

Sintomas

Os sintomas desta condição incluem coceira devido ao inchaço das veias, sangramento decorrente do rompimento das veias anais (geralmente evidenciado por sangue claro ou manchas de sangue na roupa íntima ou no papel higiênico), dor ou sensação de queimação durante ou após a evacuação, e uma protuberância palpável no ânus.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES