Quem não gostaria de emagrecer comendo? A correria cotidiana, muitas vezes, faz esquecer que nossos corpos não são máquinas e que precisamos de tempo. Até mesmo para mastigar o alimento. Por isso, o processo de mastigação, por exemplo, resulta diretamente numa boa ou má qualidade de funcionamento do organismo.
O organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado. Nesse tempo da mastigação, o corpo recebe avisos e se prepara quimicamente para a receber os nutrientes, até o momento que dá os sinais de satisfação. Assim, a mastigação ela acaba sendo um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a se ingerir.
Pedaços grandes
Se os alimentos não forem bem triturados e chegarem pedaços grandes ao estômago, o trabalho dele aumenta. Aqueles que mastigam bem e bastante os carboidratos complexos, notam o sabor doce inerente a esses alimentos e frequentemente conseguem diminuir sua necessidade de doces e fugir dessas "tentações".
"Mastigar bem é o começo de uma boa digestão e ajuda a emagrecer. Quando se come devagar, se sente melhor o sabor de cada alimento, e a sensação de saciedade vem mais rápido. Quem come rápido, come sem pensar, come mais do que precisa e pode engordar. Você sabe que está com a mastigação ruim quando se sente cheio e com mau funcionamento do intestino. Para uma boa mastigação, use toda a dentição e mastigue nos dois lados da boca", disse a nutricionista, Gildete Fernandes.
Para ter uma mastigação mais lenta e uma digestão mais saudável, aí vão algumas dicas:
- Descanse os talheres enquanto mastiga, assim você evita colocar mais alimento.
- Aprecie o sabor , sinta o gosto e a textura dos alimentos.
- Separe tempo para fazer suas refeições e não coma em frente à TV.
- Para mastigar bem e lentamente é preciso se concentrar na refeição.