Vilões do sono: saiba quais alimentos causam insônia e não consuma mais
- Chocolate
O que comemos pode influenciar o corpo de forma positiva ou negativa, e um dos maiores exemplos de influência negativa é justamente a insônia
- Chocolate
Embora possa oferecer benefícios, como em suas versões mais amargas ou com maior porcentagem de cacau, o chocolate também é capaz de atrapalhar o sono! Dependendo do tipo, ele pode conter grandes quantidades de cafeína em sua composição.
Para se ter uma ideia, uma barra de chocolate ao leite de 450g contém 9mg de cafeína, enquanto uma xícara de café possui cerca de 100mg. E o chocolate amargo possui ainda mais cafeína, equivalendo a uma xícara de café instantâneo. Pode parecer pouco, mas não é!
Além da cafeína, que dificulta para dormir, o chocolate também é rico em açúcar, que estimula a liberação de insulina, hormônio que prejudica a produção e a liberação de outros hormônios durante a noite, como a melatonina, mais conhecida como hormônio do sono. Além disso, o açúcar também acelera o metabolismo, outro fator que afeta o sono.
Para quem não consegue ficar longe do chocolate, o ideal é evitar o consumo da guloseima por, no mínimo, cerca de três ou quatro horas antes de dormir. Este é o tempo necessário para que a cafeína não prejudique a qualidade do sono.