É comum que muitas pessoas usem a chegada do ano novo como um ponto de partida para recomeçar em diversas áreas da vida. A saúde física e mental são dois campos de constante preocupação e foco da sociedade. Mas, quais hábitos podem realmente trazer benefícios ao bem-estar e que sejam práticos para o cotidiano?
De acordo com o site Real Simple seis hábitos acessíveis podem fazer diferença significativa na saúde ao longo do ano.
NOVO ANO, NOS HÁBITOS
ADICIONAR PROTEÍNA NO CAFÉ DA MANHÃ
Iniciar o dia consumindo proteína na primeira refeição diária traz benefícios ao bom funcionamento dos sistemas imunológico e hormonal, a saúde dos ossos e o controle dos níveis de açúcar no sangue.
CAMINHADA APÓS REFEIÇÕES
Caminhar por alguns minutos após as refeições é essencial para ajudar a reduzir esses picos de glicose. Já que ao se alimentar é natural que os níveis de açúcar no sangue aumentem. Quando isso ocorre com frequência, pode haver impactos negativos em órgãos como rins, olhos e coração
RESPIRAÇÃO ABDOMINAL
A respiração diafragmática, que envolve inspirações profundas e lentas, utilizando o diafragma e o abdômen, e não apenas o peito, é uma estratégia e tanto na redução da pressão arterial e da frequência cardíaca, além de aumentar a oxigenação do sangue.
PAUSAS DE CINCO MINUTOS
Para quem passa muito tempo sentado, uma atitude simples pode fazer a diferença: levantar-se a cada hora e fazer uma pequena pausa é ideal para o cuidado da saúde física e mental.
COMEÇAR AS REFEIÇÕES PELOS LEGUMES
De acordo com Machowsky, começar a refeição pelos vegetais garante a ingestão de nutrientes essenciais e ainda reduz as chances de exagerar nos demais alimentos.
SE RECONECTAR E EVITAR ESTRESSES
Evitar pico de estresse pode mudar toda a sua qualidade de vida. Por isso, a técnica simples para lidar com isso é o método 5-4-3-2-1.
A proposta é identificar cinco coisas que você vê, quatro que pode tocar, três que consegue ouvir, duas que pode cheirar e uma que pode saborear. Registrar conscientemente cada sensação ajuda a trazer a atenção para o presente e a reduzir a ansiedade.