Uso de fones pode prejudicar a saúde dos seus ouvidos; entenda

Hoje em dia, a maioria das pessoas usa fones de ouvido e não abre mão desse acessório em vários momentos do dia

Os fones, se usados de forma incorreta, podem ser prejudiciais aos ouvidos e à audição | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Hoje em dia, a maioria das pessoas usa fones de ouvido. Seja na academia, no trabalho, no ônibus e até mesmo em casa, esse é um acessório do qual muitas pessoas não abrem mão, independente do tipo. Mas afinal, eles podem prejudicar o ouvido ou a audição dos usuários? A otorrinolaringologista Bruna Assis, do Hospital Paulista, esclarece essa e outras dúvidas sobre o assunto.

A médica afirma que os fones podem, sim, afetar a saúde dos ouvidos em algumas situações. “O uso de fones de ouvido do tipo intra-auricular, ou seja, aqueles que penetram o canal auditivo, pode ser danoso, pois eles ‘empurram’ a cera para dentro, podendo gerar acúmulo da substância”. De acordo com a médica, existem alguns cuidados em relação ao uso desses acessórios que podem ajudar.

“Dar preferência aos fones que não penetram o canal auditivo, como os que se encaixam na cartilagem da concha, os que se apoiam atrás da orelha e os que cobrem a orelha; Fazer a higienização periódica dos fones auditivos com álcool após o uso para evitar infecções; Escolher o modelo de fone de ouvido que mais lhe cause conforto. Caso algum determinado modelo cause dor persistente, evitar o uso e procurar auxílio com o otorrinolaringologista”, aconselha.

Além disso, a médica faz um alerta em relação ao volume em que se usa o fone de ouvido. “Independente do modelo, deve-se evitar o volume demasiadamente alto nos fones, assim como a exposição prolongada ao som, pois intensidades sonoras altas e prolongadas muito próximas ao órgão auditivo podem causar lesões como perda auditiva e zumbido, que podem ser irreversíveis”, completou.

Cera de ouvido

Final de ano, as temperaturas aumentam e, na mesma proporção, também aumentam os casos de pacientes que recorrem aos prontos-socorros com queixa de ouvido tampado por acúmulo de cera. Na maioria das vezes, a razão se deve à tentativa de “resolver” o problema com soluções caseiras, o que acaba só piorando a situação. No entanto, não é necessário ficar aflito por causa da presença de cera no ouvido.

Existe uma crença de que a cera nos ouvidos só gera prejuízos, o que, segundo a médica é mito. “A cera é uma substância benéfica, produzida pela pele do canal auditivo, que ajuda na proteção do ouvido e contém substâncias com propriedades antibacterianas”. Diante disso, a cera não precisa ser retirada periodicamente como muitos pensam, muito menos com o uso de hastes flexíveis.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES