Usar babosa no rosto realmente rejuvenesce? Médicos explicam

A aloe vera, ou babosa, é amplamente utilizada em cosméticos para cuidados capilares devido à sua riqueza em vitaminas e minerais.

Babosa | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A aloe vera, também conhecida como babosa, é amplamente utilizada em cosméticos para cuidados capilares devido à sua riqueza em vitaminas e minerais. Entre seus benefícios estão a prevenção da queda de cabelo, o estímulo ao crescimento dos fios e o combate à caspa. No entanto, você sabia que ela também pode ser benéfica para a pele?

Com propriedades hidratantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas, a babosa é uma das plantas medicinais mais antigas, proporcionando efeito calmante e reparador quando aplicada na pele. Além disso, ela ajuda no combate às rugas, no clareamento de manchas e na redução da oleosidade.

Atributos e vantagens

Segundo Renato Soriano, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, “os mucopolissacarídeos da babosa criam uma barreira de umidade na pele, prevenindo a desidratação”. 

Ele comenta ainda: “A cicatrização é promovida pela presença de giberelinas e antraquinonas, que estimulam a regeneração celular. Sua ação antioxidante, devido à presença de vitaminas C e E, também ajuda a combater os danos causados por radicais livres, resultando em uma pele com aparência mais jovem e saudável”. 

O aloe vera ajuda a curar feridas e a reduzir a inflamação,  mas também possui alto poder calmante e traz maciez e flexibilidade para a pele. “Os compostos bioativos da babosa, como o ácido salicílico e as vitaminas, estimulam a produção de colágeno e elastina, fundamentais para a firmeza e turgor da pele”.

Como usar babosa na skincare?

Para usar o gel de babosa, primeiro faça uma limpeza facial e, depois, retire o gel da folha da planta com uma colher. Aplique no rosto, evitando os olhos e a boca, e deixe agir por 15 minutos. Após removê-lo, aplique um creme hidratante. A aplicação é geralmente segura, mas pode causar irritação em algumas pessoas, como alerta a dermatologista Mônica Aribi.

“Sugiro fazer um teste no antebraço 48 horas antes, deixando a substância nessa região por no mínimo 3 horas. E repetir a aplicação 24 horas antes para ver se não causa irritação ou coceira”. 

A doutora também comentou sobre como inserir o produto na rotina de cuidados com a pele: “A melhor forma de utilização é misturando a seiva da planta em cremes base como cold cream. Se não tiver acesso a esse veículo, coloque em cremes hidratantes suaves e neutros. Um bom exemplo é a linha de produtos infantis”. 

Ambos os profissionais recomendam o uso da babosa duas vezes por semana. Por fim, vale ressaltar que pacientes com histórico de alergia a plantas da família Liliaceae e pessoas com pele extremamente sensível ou condições dermatológicas específicas devem evitar o contato com o produto.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES