Para quem tem a vida mais corrida, treinar no período da noite acaba sendo a única alternativa para conseguir praticar atividade física de forma regular. Mas, às vezes, quando chega anoite já não nos sobra muita energia, principalmente para ainda encarar um treino. Nestes casos, a alimentação adequada pode ser uma aliada.
Uma dieta que combina com seu horário de treino pode influenciar no rendimento e ainda no metabolismo. No período da noite, é comum que nosso corpo desacelere e, se você precisa de gás justamente nesse horário, você precisa ingerir alimentos que ajudem nisso e que, ao mesmo tempo, possam ser digeridos com facilidade. Para ajudar, a nutricionista Paula Crook, em entrevista ao Sport Life, enumera alguns alimentos que não podem faltar no seu cardápio.
O primeiro deles é a banana. Ela é a fruta preferidas dos corredores por possuir poucas calorias, ser fonte de carboidrato e potássio e ser de fácil digestão. O potássio, presente na fruta, ajuda a manter a pressão sanguínea controlada, ajuda a evitar cãibras. Uma ótima opções de pré-treino é consumí-la amassada com aveia.
Outras opções
A água de coco também é uma boa opção para conseguir energia para o treino noturno. Ela é um isotônico natural e pode ser ingerida em qualquer horário. “Os açúcares e sais minerais da água de coco são importantes para uma rápida hidratação, sem pesar no estômago”, aponta Paula. A água de coco também é rica em potássio, o que ajuda a prevenir cãibras, a fadiga muscular e a desorientação mental, no caso de você correr longas distâncias.
O suco de melancia com beterraba também pode ser usado como aliado. A melancia é fonte de magnésio, potássio e antioxidantes. Mas a beterraba também não fica atrás. “Ela tem óxido nítrico em sua composição, que favorece a vasodilatação das artérias, aumentando a circulação de sangue e melhorando o desempenho físico. Isso além do zinco, que é essencial para o sistema imunológico, e das vitaminas do complexo B, nutriente que integra o processo de formação dos glóbulos vermelhos e as reações químicas que fornecem energia para as células”, detalha a nutricionista.
A pêra também fornece muitos benefícios para quem a consome. Ela é uma fruta leve e pode ser consumida à noite sem problemas. “A pera contém grandes quantidades de carboidrato, vitamina C, ferro e potássio. É uma das frutas mais ricas em pectina, fibra solúvel que auxilia muito no funcionamento intestinal”, explica Paula. Você pode consumi-la picadinha e com uma colher de amaranto em flocos. “O amaranto é um dos cereais mais completos. Com pera, o lanche oferece o aporte ideal de nutrientes para o atleta treinar.”