Tomar creatina faz diferença ou não? Entenda o suplemento

Descubra quais são os benefícios, como utilizar a substância corretamente e se existe algum perigo para a saúde

reprodução | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em um passado não muito distante, algumas pessoas acreditavam que tomar creatina era praticamente como utilizar esteroides e anabolizantes. Inclusive, durante um bom tempo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) chegou a proibir a comercialização da substância no Brasil. A alegação foi de que o produto não cumpria com o que prometia e ainda poderia sobrecarregar rins e fígado.

No entanto, a falta de estudos que comprovassem essas suspeitas fez com que o órgão regulador voltasse atrás na decisão e, enfim, permitisse o uso do suplemento por aqui.  Mas, afinal, qual é a utilidade da creatina? Ela realmente ajuda a ganhar massa muscular ou seus benefícios não são tão relevantes assim?

Tomar creatina faz diferença ou não? Entenda o suplemento (Foto: Reprodução)

Segundo o assessor esportivo, Leandro Twin, "a creatina é muito conhecida, muito popular. Ela ajuda na ressíntese do ADP para ATP - adenosina difosfato para adenosina trifosfato". Isso significa que o suplemento ajuda a manter os músculos do corpo ativos por mais tempo. Aumentando, por exemplo, a força durante o treino de musculação. E com um treinamento mais efetivo, a tendência é que o seu objetivo seja conquistado mais rápido.

Leia Mais

Mas, engana-se quem pensa que basta tomar creatina para conseguir ganhar massa muscular. O processo de hipertrofia depende de uma série de atitudes, que vão além da suplementação. É necessário ter um bom treino, alimentar-se corretamente - ingerindo as quantidades corretas de proteínas, carboidratos e gorduras - e dedicar tempo suficiente para o descanso e a regeneração dos tecidos.

O ato de tomar creatina vai "apenas" ajudar que o seu treino seja mais efetivo. Mas, caso você não cumpra todos os outros requisitos para ganhar massa muscular, não vai adiantar muita coisa.

Como tomar creatina

No entanto, se você já adotou o estilo de vida fitness, não falta aos treinos, mantém uma boa alimentação e quer turbinar seus resultados, a creatina costuma ser uma ótima aliada. A substância até pode ser encontrada na alimentação, principalmente na carne bovina. Porém, para suprir as necessidades de quem pretende ganhar massa muscular, é necessário ingerir uma quantidade gigantesca de carne vermelha. Algo que seria totalmente contraproducente e nada saudável.

A dose recomendada pelos especialistas costuma variar de 5g a 20g de creatina por dia. Tudo vai depender das condições e individualidades de cada pessoa. "Os estudos mostram que isso é o suficiente para abastecer o corpo de creatina e que a utilização do produto por dois ou três meses consecutivos é desnecessária, pois não haverá melhora no desempenho esportivo", explica Érico Caperuto, professor de educação física e mestre em fisiologia.

Vale lembrar que, para tomar creatina de maneira segura e eficiente, é necessário consultar um profissional de nutrição, para que ele avalie se realmente existe a necessidade de suplementar e qual é a dose mais indicada.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES