Todo dia: especialista revela por que você deve raspar a língua ao acordar

A prática antiga de raspar a língua ganhou popularidade nos últimos anos, pincipalmente na internet

Avalie a matéria:
Mulher raspando a língua | Reprodução/Internet

A prática antiga de raspar a língua ganhou popularidade nos últimos anos, pincipalmente na internet, junto a diversos outros hábitos que prometem melhorar a saúde e prevenir doenças. Diferentemente dessas outras práticas, especialistas confirmam que a raspagem da língua traz benefícios reais.

O primeiro deles diz respeito ao mau hálito, um incômodo comum tanto para quem sofre com o problema quanto para quem percebe o odor vindo de outras pessoas. Segundo a dentista Larissa Valadares, especialista em Ortodontia, DTM e bruxismo, a raspagem ajuda a higienizar a saburra lingual, uma camada esbranquiçada composta por células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares que se acumulam na superfície da língua.

"O ideal é que a higienização da língua seja realizada após cada refeição. Se não for possível, o recomendado é remover a saburra lingual pelo menos uma vez por dia, preferencialmente de manhã", indica a dentista, em entrevista o Terra.

Prática eficiente

Matéria do G1 mostrou que Mariana Goldfarb, uma influenciadora com mais de um milhão de seguidores, é uma entusiasta da prática de raspar a língua com raspadores. Segundo a cirurgiã-dentista Gabriela Nicolellis, esta técnica é mais eficaz do que apenas escovar a língua e pode reduzir em até 75% o risco de desenvolver mau hálito.

Isso se deve ao acúmulo de saburra na língua, uma camada branca que contém resíduos de alimentos, gordura, células descamadas, proteínas e bactérias. O tipo de material do raspador não interfere no resultado, podendo ser de plástico, cobre ou metal. O essencial é realizar a raspagem após a escovação dental, movendo o raspador de trás para frente em linha reta para remover a saburra, seguido por um enxágue bucal.

Há riscos na raspagem da língua?

Da mesma forma que na escovação, a higienização com raspador não apresenta riscos. A única contraindicação é em casos de bolhas ou cortes na língua. Nestas situações, é recomendável aguardar a completa cicatrização antes de retomar o uso do raspador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES